terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TODAS NÓS.

Homens, sim outra vez o mesmo tema. Ou melhor, tema favorito em 10 entre 10 mulheres. Todas gostam de contar histórias de um canalha que conheceu, ou do namorado da amiga que já te paquerou, ou do pedreiro do prédio vizinho que fica te assediando todo dia na volta do trabalho. Papo de mulher é homem e papo de homem é futebol, vídeo-game, mulher e sei lá o que.
São as mulheres que ficam perdendo horas do dia olhando o Orkut do ex para ver se ele já postou uma foto da atual, são as mesmas mulheres que choram quando vêem as quarentonas Helenas de Manuel Carlos sendo deixadas por duas, Bárbara e Cecília, ambas de 20. Não é atoa que Zé Mayer é “El Pegador” e as quarentonas Helenas são as que choram a novela toda, até arrumar outro parceiro-problema ou um final feliz no último capítulo. Será que não está óbvio que a culpa de ser O cara não é por ele superar mais rápido, ou mesmo porque ele é um insensível sem coração, ou porque está em crise de meia idade e precisa se auto-afirmar. A verdadeira razão para ele ter “pego seu caminho da roça” é porque ele QUIS. QUIS superar, QUIS viver e conhecer novas experiências, QUIS dar a si mesmo uma nova chance de ser feliz sozinho ou acompanhado, ..... Será que ele tem culpa por querer o próprio bem?
Nós mulheres gostamos de lembranças e gostamos de trazê-las para o presente, sendo que o lugar delas é única e exclusivamente o passado. Relembramos, comparamos, choramos, nos perguntamos se foi tudo mentira, o porquê de tudo isso, choramos mais uma vez e, por fim, falamos que eles são idiotas que não sabem o que estão perdendo, que no fundo no fundo estão inseguros com toda nossa segurança. Lembram-se do filme “Ele não está tão afim de você”?! Esse título é ótimo. Meninas, ele não te ama mais, é duro admitir, mas ele não te ama e nem a mim. Ele já tem outra vida, outros sonhos, outras perspectivas, outra pessoa. E você, amiga, não tem nenhuma culpa, ou melhor, você é a única culpada pela sua dor. É, você que esta engordando com o sorvete, o chocolate e a pipoca, porque você fez essa escolha.
Helenas, Bárbaras, Carolinas, Camilas, Cássias, Marias, Laras, Julianas, Jéssicas, Anas, Adrianas, meninas, eles não estão errados de quererem ser felizes, nós é que por nos cercamos das lembranças não conseguimos continuar com outras pessoas ou outras opções. Aí eu te pergunto, de quem é mesmo a culpa?